Regulamento

logo2

O Festival Videodance objetiva o crescimento desta modalidade através da promoção e divulgação de conteúdo em vídeo dança.  Desenvolvido de forma inovadora, totalmente online, o festival proporciona ao público assistir incríveis produções artísticas de qualquer lugar no mundo. É uma ferramenta desenvolvida  com a intenção de mostrar ao público as diferentes possibilidades que a união entre o cinema e a dança são capazes de proporcionar. O Festival Videodance tem sua realização online e é aberto ao público em geral.

REGULAMENTO 2022

1 – DA ORGANIZAÇÃO

1.1 – A 6ª edição do “Festival Videodance” vem promover a produção, exibição, divulgação e premiação de vídeos  na área de Videodança, abrange produções nacionais e internacionais, além de fomentar a pesquisa e criação de novos conceitos, bem como revelar e difundir a produção cinematográfica voltada para a dança no Brasil e no mundo.

 

2 – DA INDICAÇÃO

2.1 – Os vídeos podem ser enviados pelos seus autores/responsáveis ou indicados pelos olheiros do festival. Todos os vídeos serão analisados pela equipe técnica do festival antes da divulgação dos trabalhos indicados ao prêmio.

2.2 – Ao ser indicado ao “Festival VideoDance” pelos olheiros do festival, o autor ou responsável pelo vídeo será notificado, ficando a seu critério aceitar ou recusar a participação. Se optar pela participação o responsável pelo vídeo deve efetuar seu cadastro no site do festival. O responsável pelo vídeo pode entrar em contato para maiores informações pelo e-mail do festival: atendimento@videodance.com.br

2.3 – Autores/produtores de vídeos podem se inscrever e enviar o link de seu material para análise até o dia 31 de dezembro de 2021. Serão aceitos somente vídeos em formato digital em HD. O responsável pelo vídeo pode entrar em contato para maiores informações pelo e-mail do festival: atendimento@videodance.com.br

2.4 – Vídeos devem obedecer as regras estabelecidas no item 10 deste edital.

2.5 – Para filmes que contenham diálogos, legendas ou qualquer conteúdo de texto em língua diferente da portuguesa, e cuja compreensão destes seja imprescindível para o entendimento do filme, será solicitado que o realizador adicione legendas em português ou inglês. A organização do Videodance não se compromete a traduzir as legendas para o português, caso estejam em outro idioma.

2.6 – A participação no “Festival VideoDance” é totalmente gratuita, mas os vídeos inscritos/indicados poderão ser usados para fins comerciais/divulgação no site, redes sociais e canal do Youtube do festival.

 

3 – CATEGORIAS

3.1 – O festival dispõe de 3 (três) categorias. Verifique em qual delas o seu vídeo melhor se encaixa:

1 – Videodance – Vídeo profissional. Será avaliado todos os recursos do vídeo com critérios profissionais.

2 – Freestyle – Vídeo não profissional: amador, independente, acadêmico ou experimental. Não será avaliado recursos técnicos de caráter profissional.

3 – Mobile – Vídeo em formato vertical, não profissional: amador, independente, acadêmico ou experimental. Não será avaliado recursos técnicos de caráter profissional.

3.2 – A organização do festival irá avaliar se o material está de acordo com a categoria inscrita. Caso o vídeo inscrito esteja em categoria não correspondente ao nível técnico exigido, a organização do festival tem total liberdade para alterar a categoria do vídeo. Exemplo: Vídeo inscrito na categoria “Videodance” que não possui nível técnico profissional, este será transferido para a categoria “Freestyle”. O mesmo acontecerá se o vídeo for inscrito como “Freestyle” mas possui nível técnico avançado/profissional, para ser categorizado como “Videodance”.

3.3 –  Cada participante poderá inscrever quantos vídeos desejar, respeitando o tempo limite de 10 minutos para cada filme. Não será contabilizado como tempo de vídeo os créditos, ficha técnica, etc.

 

4 – DIREITOS AUTORAIS

4.1 – Ao aceitar participar do Festival, o responsável pelo vídeo autoriza o Festival Videodance  a utilizar seu vídeo para fins comerciais, incluindo canal do Youtube, materiais de divulgação, mídias, veículos de comunicação, materiais gráficos, redes sociais, etc.

 

5 – DA SELEÇÃO

5.1 – Os filmes passarão por avaliação do conteúdo para eventual orientação do público, caso o material contenha cenas impróprias para determinadas faixas etárias. Também será verificado se os filmes atendem às condições estabelecidas neste regulamento – os filmes que não atenderem a estes requisitos serão desconsiderados.

5.2 – A divulgação dos vídeos selecionados estará disponível no site e no canal do Youtube do Festival Videodance a partir do dia 20 de janeiro de 2022 e as votações serão contabilizadas imediatamente.

5.3 – Os vídeos selecionados não poderão ser alterados (imagens, música, edição, tempo, etc) após o término das inscrições.

5.4 – Vídeos devem obedecer as regras estabelecidas no item 10 deste edital.

 

6 – DO JÚRI

6.1- O Júri Oficial será composto por 3 (três) profissionais com atuação em diferentes áreas (artes, tecnologia, cinema, dança, fotografia, etc), sem nenhuma participação na organização do festival nem nos filmes em competição.

 

7 – DA VOTAÇÃO

7.1 – A forma de contabilização dos votos seguirá a seguinte somatória:  “Número de curtidas” divido pelo “número de visualizações” somado aos “votos dos três jurados” dividido por 3,1. Veja exemplo abaixo:

  • Vídeo 1: 50 visualizações, 35 curtidas, nota 6, nota 7 e nota 8
    Cálculo:  (35/50) + 6 + 7 + 8 = 21,7/3,1
    Nota Final = 7

 

7.2 – A votação terá início no dia 20 de janeiro de 2022, imediatamente a partir da divulgação dos vídeos selecionados. O período final para contabilização do número de visualizações e curtidas será no dia 01 de fevereiro de 2022.

 

8 – DO RESULTADO

8.1 – O resultado da votação será disponibilizado no site do Festival Videodance e redes sociais no dia 10 de fevereiro de 2022.

 

9 – DA PREMIAÇÃO

9.1 – A classificação dos premiados seguirá a ordem de PRIMEIRO, SEGUNDO e TERCEIRO lugar. Serão premiados os trabalhos com as maiores notas de acordo com a somatória (ver item 7). Os vencedores receberão um certificado digital de participação do Festival.

 

10 – REGRAS

10.1 – Os vídeos participantes devem ser, de preferência, totalmente autorais. Música, imagens, sons, fotos, coreografias, efeitos, etc. O que não for de sua autoria, deve conter os créditos na descrição do vídeo. O Festival não se responsabiliza por eventuais casos onde o Youtube bloqueia a visualização do vídeo por ferir os direitos autorais de terceiros.

10.2 –  Por ser um festival aberto ao público de todas as idades, os itens abaixo são essenciais para a seleção do vídeo.

Não serão aceitos vídeos com:

  • Violência e/ou nudez;
  • Imagens com o objetivo de chocar e causar aversão;
  • Linguagem imprópria/vulgar;
  • Apologia ao crime ou drogas;
  • Assuntos polêmicos, tragédias reais, política e religião.

 

11 – DA CERTIFICAÇÃO

11.1 – Todos os vídeos indicados para votação receberão um certificado de participação. Os certificados deverão ser solicitados por e-mail (atendimento@videodance.com.br) pelo titular da conta em que o vídeo foi inscrito.

 

12 – DO FESTIVAL

12.1- O “Festival Videodance”, tem a direção geral de Bárbara Tredezini com desenvolvimento e produção de software por Viesba e Cia Ltda. O festival será realizado a partir do 20 de janeiro de 2022 e premiação no dia 10 de fevereiro de 2022.

12.2- O festival tem sua realização online via internet e é aberto ao público em geral.

 

13 – DA DIVULGAÇÃO

13.1- Ao concordar com os termos do presente regulamento e após efetuar sua inscrição ou ter seus trabalhos indicados pela organização do festival, autorizam a  utilização pelo “Festival VideoDance”, do conteúdo de imagens e som dos filmes, em parte ou no todo, para fins comerciais e de divulgação do evento em quaisquer meios de comunicação imediatamente a partir da indicação dos mesmos.

 

14 – DAS DECISÕES

14.1- As questões omissas neste regulamento serão resolvidas pela organização do Festival Videodance.

14.2 – A organização do Festival VideoDance não se responsabilizará por propostas não recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos ou fora dos prazos estabelecidos neste edital.

Maiores informações através do e-mail atendimento@videodance.com.br

 

FAZER MINHA INSCRIÇÃO

CONHEÇA OS JURADOS